quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

A secretaria de assistência social de Grandes Rios participa em Curitiba dos encontros de gestores municipais da área de assistência.

 


A Secretária de Assistência Social,Rosilene de Souza Loreta, junto com a assistente social do órgão gestor Priscila Ribeiro da Silva,nesta Quarta-feira [26] participaram em Curitiba, representando nosso município no Encontro de Prefeitos e Gestores Municipais da Área da Assistência. O evento, que contou com a presença do Governador em Exercício Darci Piana e do Secretário Estadual do Desenvolvimento Social Rogério Carboni, tem como foco a explanação sobre políticas de assistência social e garantia de direitos. Além de acompanhar palestras e discussões sobre o tema, nossas gestoras também estão em busca de novos recursos para fortalecer a Assistência Social no município. A gestão municipal segue comprometida com a valorização e ampliação das políticas públicas de assistência, garantindo mais qualidade de vida para nossa população Grandesriense. 

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Vereadores de Grandes Rios, Geovane da “Cafeeira” e Paulinho “Jacaré “ asseguram recursos em viagem a Brasília.

 


Os vereadores do município de Grandes Rios, na região do Vale do Ivaí, Geovane da “Cafeeira” que é atualmente o segundo secretário da mesa diretiva da câmara municipal de vereadores da cidade, e o vice-presidente Paulinho “Jacaré” cumprem agenda em Brasília no Distrito Federal em busca de recursos para a cidade através dos deputados federal parceiro do município de Grandes Rios. 


Sérgio Souza-deputado federal 
Geovani da Cafeeira- Vereador


Os vereadores estão em busca de melhorias, e  nos encontros com os representantes, eles asseguraram [500] mil reais para a associação da Ponte Nova como é conhecida, para ajudá-la, e desta forma atender os agricultores da região, uma visita ao deputado federal Sérgio Souza pode proporcionar esse recurso que está sendo entregue muito em breve ao município e associação, bem como garantido tbm uma emenda de [50] mil para atender a APAE do município e trazer maior tranquilidade para atender aos alunos, esse recurso se faz necessário e em breve será entregue . 

Os vereadores ainda asseguraram emendas para um caminhão caçamba 0KM, 220 mil reais de implemento, uma ensiladeira de área total, bem como uma ambulância para a saúde municipal, está parceria se dá através dos vereadores, do deputado federal Sérgio Souza e prefeito do município de Grandes Rios, professor William José !! 


Hoje temos a alegria de dizer que, viemos a uma viagem para buscar e assegurar recursos, muito se fala em diárias quando os vereadores vem a viagens, más pouco se fala das conquistas, e nós estamos levando mais de 1 milhão de conquistas que vai beneficiar a população, não somente daqueles que confiaram seus votos em nós, e sim para toda a comunidade em geral, nosso coração é grato por tudo, e vamos continuar o trabalho “ finalizou os vereadores Geovane e Jacaré  









terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Reunião na CCJ da assembleia termina em tumulto e bate boca.

 A reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), realizada nesta segunda-feira (24 de fevereiro), terminou em tumulto. A sessão, que discutia projetos relacionados ao efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Paraná, foi marcada por bate-boca, troca de ofensas e empurrões entre parlamentares e assessores. O desentendimento teve início quando o deputado Renato Freitas (PT) tentou se manifestar sobre um assunto que não estava em pauta e criticou a postura de Kenny Bryan, assessor do deputado Marcio Pacheco (PP). O parlamentar do Progressistas saiu em defesa de seu assessor, alegando que Freitas não tinha autoridade sobre a comissão. A partir daí, o clima esquentou, e a troca de farpas se intensificou, exigindo a intervenção do presidente da CCJ, deputado Ademar Traiano (PSD). Essa não foi a primeira vez que Traiano e Freitas se desentenderam durante uma sessão. Em outubro de 2023, os dois também protagonizaram uma discussão acalorada na Alep. Apesar da confusão, a reunião seguiu e resultou na aprovação de dois projetos relacionados às forças de segurança pública do estado. O primeiro, o Projeto de Lei 753/2024, propõe a criação de 105 novos cargos efetivos no Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) para permitir a instalação de dois novos Comandos Regionais em Maringá e Ponta Grossa. A medida visa fortalecer a corporação, ampliando sua capacidade de resposta diante do crescimento populacional e da incidência de desastres naturais. O projeto foi aprovado, mas recebeu votos contrários dos deputados Renato Freitas (PT) e Ana Júlia (PT). O segundo projeto aprovado foi o Projeto de Lei 788/2024, que trata da reestruturação da Polícia Militar do Paraná (PMPR). A proposta prevê a criação de um cargo efetivo e uma Função Privativa-Policial para dividir a atual Diretoria de Apoio Logístico e Finanças em duas unidades distintas: Diretoria de Logística e Diretoria de Finanças. Segundo o governo, a mudança busca aprimorar os processos internos, melhorar a comunicação e aumentar a eficiência administrativa da corporação. Assim como no projeto anterior, os deputados Renato Freitas e Ana Júlia se posicionaram contra a aprovação da matéria. Além desses projetos, a CCJ decidiu adiar a análise do Projeto de Lei Complementar 14/2024, que propõe a revogação da Lei Complementar nº 68/1993, dispensando o estágio probatório para professores da rede pública estadual que já tenham passado pelo período de estágio em outro cargo de docência. A sessão tumultuada desta segunda-feira reflete o clima de tensão na Alep e evidencia a polarização em torno das propostas relacionadas à segurança pública no Paraná. 


Reprodução/ BLOG DO BERIMBAU 

Kassab aponta atual Governador do Paraná Ratinho Júnior sendo o mais votado para ser candidato a presidente em 2026.

 


KASSAB APONTA RATINHO JR COMO MAIS COTADO A SER CANDIDATO A PRESIDENTE EM 2026


O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, admitiu que o governador do Paraná Ratinho Junior é o mais cotado dentro do partido para ser candidato à Presidência da República em 2026. 


Esse é o principal destaque da edição dessa segunda-feira (24) do RIC Notícias Opinião. 


Em entrevista para jornalistas em um evento na associação comercial de São Paulo, Kassab pontuou que mesmo sendo um nome forte para enfrentar Lula e o PT, o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), já disse que não deseja se candidatar, o que abre uma chance para viabilizar a candidatura de Ratinho Junior para presidente. 


Outro destaque da edição são as contas públicas de Curitiba. O secretário de planejamento, Vitor Puppi, disse nessa segunda que a prefeitura da capital estava quebrada em 2017, quando o ex-prefeito Rafael Greca assumiu o cargo. 


Além disso, o secretário fez um balanço das duas gestões de Greca durante uma audiência pública de prestação de contas. 


Texto e foto: reprodução/RIC.com.br, com edição NH Notícias

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Governo do Paraná reforça policiamento após onda de ataques na cidade.

 

O Governo do Estado enviou tropas especiais das forças de segurança pública para Londrina para reforçar a proteção à população após a ocorrência de manifestações violentas na cidade na noite desta segunda-feira (17). Logo após os acontecimentos, que envolveram o apedrejamento de veículos e a queima de um ônibus, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) efetuou a prisão de quatro pessoas em flagrante, enquanto a Polícia Civil do Paraná (PCPR) identificou diversas pessoas envolvidas nos ataques. Desde a manhã desta terça-feira (18), o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira, está em Londrina. Ele viajou junto com o comandante-geral da PMPR, Coronel Jefferson Silva, e o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, para coordenar as ações policiais na cidade. Além do reforço no efetivo das forças de segurança, drones especiais usados pelas polícias estaduais estão sendo utilizados para monitoramento e identificação dos demais suspeitos. Paralelamente, a Polícia Penal do Paraná (PPPR) está monitorando a situação de detentos que utilizam tornozeleira eletrônica e que estiveram na região onde os ataques foram cometidos. Segundo o secretário da Segurança Pública, os policiais estaduais atuaram com cautela desde o início das manifestações, mas precisaram agir a partir do momento em que elas se tornaram violentas. “Desde o primeiro momento foi garantido o direito de manifestação das pessoas de forma pacífica, mas com o passar dos dias presumimos que algumas pessoas envolvidas em outros crimes se aproveitaram da situação para tentar gerar um caos na cidade”, comentou Teixeira. A Polícia Militar já elaborou um plano de operação para os próximos dias e o reforço no efetivo deverá permanecer na cidade pelo tempo que for necessário. “Grande parte dos envolvidos já foi identificado pela Polícia Civil, com o apoio da inteligência da Polícia Militar, e nós viemos aqui com essa força-tarefa para avaliar a situação atual e garantir que a ordem seja restabelecida de forma definitiva na região, garantindo a tranquilidade dos moradores”, acrescentou o secretário. Teixeira informou ainda que em breve o delegado responsável tomará as medidas necessárias para a responsabilização de todos os envolvidos, o que deve acontecer com celeridade devido ao envio de policiais civis de outras regiões para Londrina. Paralelamente, mais polícias militares estão em Londrina para garantir o atendimento às demais ocorrências. SERVIÇOS NORMALIZADOS – Para garantir a segurança dos trabalhadores, a Prefeitura de Londrina decidiu paralisar temporariamente os serviços de transporte coletivo e a coleta de lixo na noite de segunda-feira. A partir das 6h desta terça-feira, os ônibus de passageiros e caminhões de coleta voltaram a operar normalmente. CORREGEDORIA – A corregedoria da Polícia Militar em Maringá, com o acompanhamento do Ministério Público, está acompanhamento o desdobramento da situação que provocou os protestos para garantir a isenção nas investigações. A onda iniciou após a morte de duas pessoas durante uma abordagem policial no sábado (15

BLOG DO BERIMBAU

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Faxinal- Corpo de mulher encontrado nas águas em Faxinal é identificado.




   Foi identificado o corpo da mulher encontrado em Faxinal na manhã desta segunda-feira, 17 de fevereiro, por volta das 9h. Conforme noticiado anteriormente, a Polícia Militar foi acionada via Central 190 após uma solicitação informando sobre um corpo no Lago Saracura.  A equipe se deslocou até o local e, próximo ao ponto onde são realizadas as entradas de jetski, encontrou o corpo, que apresentava indícios de afogamento. A Polícia Civil e a Polícia Científica foram acionadas para os procedimentos de praxe. Por volta das 11h30, o corpo foi retirado do local e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Ivaiporã.  No local, foi encontrado um chinelo próximo à beira do lago, acompanhado de um recado solicitando que a filha da vítima fosse avisada. A mulher foi identificada como Castorina Aparecida de Oliveira, de 63 anos. Expressamos nossas condolências aos familiares e amigos pela perda. 

REPRODUÇÃO/BLOG DO BERIMBAU. 

Borrazópolis: Onda de envenenamento de cachorros preocupa população.




 A onda de envenenamento de animais continua preocupando os moradores de Borrazópolis. Nesta segunda-feira (17 de fevereiro), mais um caso foi registrado na Rua Santa Catarina, onde uma cachorrinha chamada Mel foi vítima dessa crueldade. Segundo relatos, alguém jogou algum tipo de substância no quintal da residência, o animal ingeriu e acabou morrendo. A tutora da Mel, Tauany Emanuelle de Souza Meira Santiago, relatou que não há suspeitos e que a família desconhece o que poderia ter sido utilizado para envenenar o animal. O caso reforça a indignação da população diante do aumento desses crimes na cidade. Vale lembrar que o envenenamento de animais é crime, conforme a Lei 9.605/98, que prevê pena de dois a cinco anos de prisão, além de multa e proibição da guarda de animais. Quem tiver informações sobre casos de maus-tratos ou envenenamento pode denunciar anonimamente à Polícia Militar pelo 190, ou ao Departamento de Meio Ambiente da cidade, também ao 181. 

REPRODUÇÃO/ BLOG DO BERIMBAU

Grandes Rios: Polícia Militar é acionada após denúncia de perturbação do sossego.

  



Em Grandes Rios, a Polícia Militar foi acionada na manhã de domingo (16), por volta das 8h30, para atender uma ocorrência de perturbação do sossego na Rua João Vicente Dias, no bairro Albatroz, em Grandes Rios. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram um morador limpando seu carro na frente de casa, com as portas abertas e o som ligado em volume alto, o que estava incomodando vizinhos. Ele foi orientado pela equipe e desligou o som imediatamente, afirmando que não imaginava que estava causando transtorno e garantindo que a situação não se repetiria. A solicitante da denúncia não foi encontrada para formalizar a queixa. A ocorrência foi finalizada no local.



Grandes Rios: Polícia Militar e acionada após denúncia de maus tratos a um cachorro.



 A Polícia Militar foi acionada por meio do Aplicativo 190 para verificar uma denúncia de maus-tratos a um cachorro na Rua Pasteur, no centro de Grandes Rios, na manhã de domingo (16 de fevereiro), por volta das 10h. De acordo com o boletim de ocorrência, a denúncia indicava que o animal estaria acorrentado ao ar livre, sem proteção contra o sol e sem acesso à água. Ao chegarem ao endereço, os policiais não encontraram a proprietária da residência, mas conversaram com um vizinho, que relatou ter visto o cachorro exposto ao sol e pediu para a dona colocá-lo em um local mais adequado antes dela sair. No momento da vistoria, o cachorro estava no quintal do vizinho, amarrado a uma árvore com sombra, além de ter água e comida disponíveis. Diante dos fatos e da ausência da proprietária, a equipe policial orientou o vizinho e seguiu com o patrulhamento ostensivo na região.


REPRODUÇÃO/ BLOG DO BERIMBAU 

Faxinal: Corpo encontrado no lago saracura.

 

  Em Faxinal, neste dia 17 de fevereiro, segunda-feira, por volta das 09 horas, chegou uma solicitação pelo 190 informando sobre um corpo no Lago Saracura. Avisada, a equipe da Polícia Militar foi até o local e, segundo informações, no local onde é feita a entrada dos Jets Ski, foi localizado o corpo de uma pessoa que seria do sexo feminino.  A princípio pode ter ocorrido um afogamento, por isso foi acionada a Polícia Civil foi acionada e também a Polícia Científica. Em breve, mais detalhes.




BLOG DO BERIMBAU/ REPRODUÇÃO 

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Governador Ratinho Júnior lança “Asfalto Novo, Vida Nova” para municípios com até 50 mil habitantes.

 


O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta sexta-feira (14 de fevereiro) a ampliação do programa Asfalto Novo, Vida Nova, que agora contemplará municípios com até 50 mil habitantes. O investimento do Governo do Estado nestas etapas do programa será de cerca de R$ 700 milhões. O anúncio das novas fases ocorreu durante o evento Paraná Mais Cidades, realizado em Foz do Iguaçu, na região Oeste do Estado. A expansão do Asfalto Novo, Vida Nova inclui duas novas faixas: municípios entre 12 mil e 25 mil habitantes, que integram a 3ª fase do programa, e entre 25 mil e 50 mil habitantes, que fazem parte da 4ª fase. Com esta ampliação, o Asfalto Novo, Vida Nova alcançará um total de 363 municípios paranaenses, demonstrando o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento urbano de cidades de vários portes e de todas as regiões do Paraná. “Este é o maior programa de pavimentação urbana do Brasil. Estamos tirando a poeira e a sujeira de frente das casas e dando mais dignidade aos moradores dos bairros das pequenas e médias cidades do Paraná. Já fizemos isso nas cidades com até 12 mil habitantes e agora ampliamos para as cidades de até 50 mil moradores”, afirmou Ratinho Junior. Coordenado pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid), o programa tem como objetivo pavimentar 100% das áreas urbanas dos municípios. Os convênios contemplam uma abordagem completa de urbanização, incluindo iluminação em LED, sistemas de drenagem, calçadas acessíveis para pedestres, sinalização, arborização e paisagismo, garantindo uma transformação integral do ambiente urbano. A iniciativa não apenas melhora a mobilidade urbana, mas também impacta diretamente na qualidade de vida dos paranaenses, fomentando o desenvolvimento econômico local e proporcionando mais conforto e segurança para a população. “É um programa que reforça este olhar municipalista da atual gestão do Governo do Estado. Municípios de todos os portes acabam sendo contemplados. Da parte do Estado, o recurso será disponibilizado para todas as cidades que apresentarem projetos”, disse a secretária de Cidades, Camila Mileke Scucato. INVESTIMENTOS – O programa é a maior iniciativa de pavimentação urbana do Brasil, com centenas de entregas realizadas nos últimos anos. Na primeira etapa, que contemplou municípios com até 7 mil habitantes, foram investidos R$ 567,7 milhões do Tesouro do Estado, beneficiando 147 municípios com obras de pavimentação em vias urbanas. Já na segunda fase, direcionada a cidades entre 7 mil e 12 mil habitantes, o investimento alcançou R$ 271,3 milhões, atendendo 65 municípios. A terceira fase do programa tem 89 municípios elegíveis, sendo que 23 deles já estão com todos os requisitos atendidos pelo programa, com projetos em andamento. Ao todo, já foram destinados R$ 102,2 milhões em recursos para estas cidades. A quarta fase vai contemplar 37 cidades, expandindo significativamente a abrangência do programa. Com a ampliação, entre aportes realizados e previstos, o Asfalto Novo, Vida Nova vai alcançar cerca de R$ 1,5 bilhão em investimentos. SUSTENTABILIDADE – Um diferencial importante do Asfalto Novo, Vida Nova é seu compromisso com a sustentabilidade ambiental. O Governo do Estado estabeleceu como requisito fundamental uma política rigorosa de compensação das emissões de carbono resultantes das obras. Esta compensação é feita através do plantio de mudas de árvores nativas, distribuídas pelo Instituto Água e Terra (IAT) de acordo com os impactos calculados para cada projeto. Até o momento, aproximadamente 220 mil mudas já foram distribuídas. As prefeituras assumem a responsabilidade pelo plantio das mudas em praças, parques e áreas de reflorestamento. Todo o processo é minuciosamente acompanhado pela Secid, desde o plantio até o monitoramento do desenvolvimento das árvores, garantindo a efetividade da compensação ambiental.

Blog do Berimbau 

Grandes Rios: Eleições suplementares do Conselho Tutelar em Grandes Rios.

 



O CMDCA, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente está com as incrições abertas para a eleição suplementar do Conselho Tutelar de Grandes Rios. Os candidatos deverão apresentar suas inscrições na Secretaria Municipal de Assistência Social, situada à Avenida Paraná, sn, centro, Grandes Rios- PR. No período de 17 de Fevereiro de 2025 a 21 de Fevereiro de 2025 de segunda a sexta-feira, no horário das 08:00 às 11:00 horas e de 13:00 às 17:00. Confira a fala do prefeito do município de Grandes Rios, William José, que destaca a eleição, o salário e os requisitos básicos.





Ex-Policial que assassinou o tesoureiro do PT foi condenado a 20 anos de prisão.



O ex-policial penal Jorge Guaranho foi condenado, nessa quinta-feira (13), a 20 anos de prisão, inicialmente em regime fechado, pelo assassinato do ex-tesoureiro do PT de Foz do Iguaçu, Marcelo Arruda. 


O crime aconteceu em julho de 2022. Em decisão do Tribunal do Júri de Curitiba, ele vai responder por homicídio duplamente qualificado.


O crime aconteceu enquanto Marcelo comemorava os 50 anos de idade com uma festa temática do presidente Lula e do PT. O júri popular foi presidido pela juíza Mychelle Pacheco Cintra Stadler. A magistrada declarou que Guaranho apresentou intolerância política nas ações.


Mychelle ainda adicionou a promulgação da lei estadual contra intolerância política que institui 9 de julho, data do crime, como Dia Estadual de Luta contra a Intolerância Política e de Promoção da Tolerância Democrática.


Já a defesa de Guaranho anunciou, nessa quinta, que ele agiu em legítima defesa e que o crime não teve motivação política. 


A juíza determinou a prisão imediata de Guaranho, que já cumpria prisão domiciliar desde setembro de 2024. O Departamento de Polícia Penal do Paraná deve definir para qual presídio ele será encaminhado.


Durante o julgamento, foram ouvidas nove pessoas, entre testemunhas, informantes e peritos. Por último, o réu foi interrogado, apresentando sua versão dos fatos publicamente pela primeira vez.


Texto e foto: reprodução/Band, com edição NH Notícias

IDR- Govenador Ratinho Júnior anuncia concurso com 422 vagas para o IDR-Paraná.

IDR- Paraná. 


O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quarta-feira (12), durante o 37º Show Rural Coopavel, a realização de um novo concurso público para o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater). Serão ofertadas 422 vagas distribuídas entre os setores de Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Administração.

Ratinho Junior destacou que o certame ajudará a reforçar a atuação técnica do órgão, fundamental para a agricultura paranaense. “Das vagas anunciadas , serão 53 para doutores e pesquisadores. Para também gerar produção de conhecimento que irá ajudar os nossos agricultores”, salienta o governador.

O concurso será conduzido pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap). As vagas abrangem diversas áreas, incluindo Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica, Zootecnia, Administração e outras correlatas. Com a autorização do governador, a próxima etapa será a contratação da empresa responsável pela organização do concurso.

O edital com todas as regras, prazos para inscrição, estrutura das provas e cronograma completo será publicado ainda no primeiro trimestre, com as informações oficiais disponíveis via edital e divulgadas pela Agência Estadual de Notícias (AEN).

IDR — Criado em 2019, o instituto é resultado da fusão de quatro instituições: Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), Centro Paranaense de Referência de Agroecologia (CPRA) e Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

O órgão é vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e tem como missão apoiar o desenvolvimento da agropecuária paranaense por meio da extensão rural e da pesquisa.

Os últimos concursos realizados pelo IDR-Paraná ocorreram ainda sob a estrutura da Emater e do Iapar. O concurso da Emater foi realizado em 2014, com chamadas até 2016, enquanto a seleção para a Pesquisa Agropecuária ocorreu em 2012. 



Faxinal: Homem com pedaço de madeira corre atrás de motociclista.




 Na noite desta quinta-feira, 13 de fevereiro, um homem procurou o Destacamento da Polícia Militar de Faxinal para denunciar uma agressão sofrida na Rua Anita Garibaldi, nas proximidades do Hotel Cizah. Segundo o relato da vítima, o caso ocorreu por volta das 17h, quando ele transitava com sua motocicleta e encontrou um parente de sua falecida esposa. Durante a conversa, a vítima perguntou ao conhecido se ele estava "batendo rua", ao que o outro respondeu que era trabalhador. Após a troca de palavras, o suspeito pegou um pedaço de madeira e começou a correr atrás do motociclista, que tentou fugir acelerando o veículo. Durante a fuga, a vítima perdeu o controle da motocicleta e caiu na via, sofrendo escoriações pelo corpo. O homem afirmou que deseja representar contra o agressor, pois a atitude do suspeito resultou no acidente. Ele foi orientado a realizar o laudo de lesão corporal no hospital e encaminhá-lo à delegacia de Faxinal. O agressor, segundo a vítima, trabalha vendendo caldo de cana na entrada da cidade. A Polícia Militar não acompanhou a vítima ao hospital devido ao atendimento simultâneo a um caso de homicídio ocorrido no município. A princípio, o cidadão que registrou o boletim tem o nome José. 


REPRODUÇÃO/ BLOG DO BERIMBAU 

Rio Branco do Ivaí- Julgamento realizado na comarca e fórum do município de Grandes Rios.

 


  O Tribunal do Júri da Comarca de Grandes Rios realizou, nesta terça-feira (13 de fevereiro), o julgamento de Júlio César dos Santos, acusado de tentativa de homicídio qualificado contra Florentino Leonardo Farias. O crime ocorreu no dia 6 de setembro de 2020, no município de Rio Branco do Ivaí.  Segundo a denúncia do Ministério Público do Paraná (MPPR), apresentada pela promotora de Justiça Dra. Michelle Nader Barbisan, o crime teve origem em uma discussão entre os envolvidos. Júlio César teria feito brincadeiras inadequadas com Florentino, incluindo tapas na nuca e toques em outras partes do corpo. Ao ser repreendido, ele teria ido até seu veículo, pegado uma faca e golpeado a vítima no abdômen e nos braços. A sessão do júri foi presidida pela juíza Dra. Isabele Ferreira Noronha e contou com a presença de cinco testemunhas arroladas pela acusação. A defesa do réu, conduzida pelos advogados Dr. Edineudes Batista e Dra. Katyucya Batista, não apresentou testemunhas e sustentou a tese de desclassificação da acusação de tentativa de homicídio qualificado para lesão corporal. Após intensos debates entre defesa e acusação, os jurados acolheram a tese defensiva e desclassificaram o crime de tentativa de homicídio qualificado para lesão corporal. Com isso, Júlio César foi condenado a um ano de prisão em regime aberto. Ele cumprirá a pena assinando mensalmente no Fórum de Dourados, Mato Grosso, cidade onde reside, até o encerramento da pena. A vítima, Florentino Leonardo Farias, relatou no tribunal as sequelas do ataque, incluindo o uso contínuo de bolsa de colostomia desde o ocorrido. Segundo a defesa do réu, o julgamento foi marcado por um “debate técnico de grande sabedoria jurídica” entre as partes. Com a decisão do júri, Júlio César já retornou para sua cidade, onde cumprirá as determinações da sentença. 

REPRODUÇÃO/BLOG DO BERIMBAU

Apucarana: Homem acaba preso em operação Saturação.

 



Um homem de 28 anos foi preso na tarde de quinta-feira (13) durante a Operação Saturação em Apucarana, após ser flagrado com maconha na Estrada Nova Ucrânia, na Vila Rural Nova Ucrânia. A equipe da ROTAM realizava patrulhamento quando visualizou três indivíduos em frente a uma conveniência, local conhecido por denúncias de tráfico de drogas e disparos de arma de fogo. Ao perceber a aproximação da viatura, um dos suspeitos tentou esconder algo no bolso, o que motivou a abordagem. Durante a busca pessoal, os policiais encontraram 43 gramas de maconha. Questionado sobre a origem da droga, ele afirmou que possuía mais entorpecentes em sua residência, localizada no distrito de Pirapó. No local, a equipe encontrou mais 43 gramas da mesma substância dentro de um guarda-roupa. Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana para os procedimentos cabíveis. Ao todo, foram apreendidos 86 gramas de maconha. 

REPRODUÇÃO/BLOG DO BERIMBAU

Jandaia do Sul- Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão.

 


Na manhã desta sexta-feira (14 de fevereiro), por volta das 9h, a Polícia Civil de Jandaia do Sul cumpriu um mandado de busca e apreensão expedido pela Vara Criminal do município contra um morador das iniciais M.S.O. A equipe policial se deslocou até o local de trabalho do investigado, na Rua Antônio Roque Louvo, no distrito de São José, para informá-lo sobre a busca. Durante a abordagem, M.S.O. declarou que possuía uma arma de fogo em seu ambiente de trabalho. No local, os agentes localizaram uma pistola Taurus, modelo PT 938, calibre .380 ACP, com nove munições intactas, guardada dentro de um armário. Em seguida, os policiais realizaram buscas na residência do investigado, situada na Rodovia BR-369
,   em um Sítio, onde encontraram uma espingarda de calibre não identificado. Diante da posse irregular das armas, M.S.O. foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Jandaia do Sul, onde foram adotadas as medidas cabíveis. 

Reprodução/ BLOG DO BERIMBAU. 

Após batida de, veterinário troca de carro, e tem novo acidente e morre.


Um veterinário morreu na tarde de quarta-feira (12) após se envolver em um acidente de trânsito em um trecho da PR 552, entre as cidades de Ourizona e São Jorge do Ivaí, no noroeste do estado. A vítima foi identificada como Bruno Coppola de Oliveira (34 anos).


A ocorrência foi registrada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE). De acordo com as informações da corporação, Bruno conduzia uma picape Fiat/Strada, quando, em uma curva, perdeu o controle da direção e capotou. Ele foi ejetado do veículo e morreu no local.


Momentos antes de morrer, o rapaz já havia se envolvido em um acidente. Na ocasião, ele transitava nas obras do contorno do Catuaí, em Maringá, com o veículo da empresa em que trabalhava quando se envolveu em uma colisão.


Bruno, então, desembarcou do carro da empresa e entrou na Fiat Strada, que estava estacionada no local. Após isso, acabou perdendo a vida em um trecho da PR 552.


Segundo as informações do site Plantão Maringá, a vítima sofria de hipoglicemia, distúrbio que ocorre quando os níveis de glicose no sangue estão muito baixos e que pode causar confusão mental.


Acredita-se que a condição de saúde de Bruno possa ter contribuído para o acidente. Bruno trabalhava como veterinário e morava em São Jorge do Ivaí.

Manoel Ribas: Acidente de trânsito deixa jovens ferido.

Reprodução/NH Notícias 

Dois jovens ficaram feridos no início da noite dessa quinta-feira (13), por volta das 18h, após um acidente de trânsito na estrada rural próximo a Arcam, em Manoel Ribas. 


A colisão envolveu um motocicleta Honda/CG 150 Titan e um carro, segundo o Corpo de Bombeiros.


Os dois jovens (21 e 23 anos) tiveram ferimentos e foram encaminhados até o Hospital Municipal Santo Antônio de Manoel Ribas para atendimento médico. 


Conforme as vítimas, o condutor do automóvel não prestou socorro e não estava no local no momento em que os bombeiros chegaram.


A ocorrência foi atendida pelo sargento Sanches, soldado Galinari e os agentes da Defesa Civil de Manoel Ribas, Thiago, Moriggi e Fabiano, com o apoio do Darci Pereira da Reer.



Brasil empata com Argentina no Sul-Amereciano sub -20.

Reprodução/ NH Notícias 

O Brasil arrancou um empate de 1 a 1 com a Argentina, nessa quinta-feira (13) no Estádio Brígido Iriarte, em Caracas (Venezuela), e permanece com chances de conquistar o título da edição 2025 do Sul-Americano Sub-20.


Com este resultado a equipe comandada pelo técnico Ramon Menezes lutará pelo título da competição no próximo domingo (16), quando medirá forças com o Chile. E apenas a Argentina (que tem os mesmos 10 pontos da equipe canarinho no hexagonal final) tem a possibilidade de tomar o caneco dos brasileiros. Os Hermanos enfrentam o Paraguai na rodada final.


De qualquer forma, a seleção brasileira já cumpriu a sua primeira missão no Sul-Americano: garantiu a presença no próximo Mundial da categoria, que será disputado entre os dias 27 de setembro e 19 de outubro no Chile.


O JOGO


O primeiro tempo foi todo da Argentina, que comandou as ações, não deu muitos espaços para o Brasil e abriu o placar em cobrança de pênalti de Echeverri aos 40 minutos.


Porém, após o intervalo a seleção brasileira se superou e conseguiu arrancar o empate. Aos 32 minutos da etapa final o lateral Igor Serrote lançou Rayan, que partiu em velocidade e só parou na área, onde bateu com categoria para superar o goleiro Martinet.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Paraná está com alerta para tempestades.

Reprodução/ NH Notícias 

 O Paraná está na rota de tempestades a partir desta quinta-feira (13). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta duplo para o risco de tempestades no Paraná. O mais perigoso pelo potencial e causar alagamentos e deslizamentos atinge a região Leste, onde está o Litoral e a Região Metropolitana de Curitiba. 


Pode ocorrer chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Nove municípios estão na rota.


Mais cedo, o meteorologista do Simepar, Samuel Braun, explicou que essa instabilidade é resultado da presença de um sistema frontal que esta atuando sobre o oceano, na altura do Sul do Brasil e em diversos níveis da atmosfera favorecendo a entrada de umidade e calor do Norte do País em direção ao Paraná.


O alerta de perigo de acumulado de chuvas são para as seguintes cidades:


Antonina

Guaraqueçaba

Guaratuba

Matinhos

Morretes

Paranaguá

Pontal do Paraná

São José dos Pinhais

Tijucas do Sul


O segundo alerta do Inmet prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). O Instituto Climatempo também fez o alerta sobre a frente fria no Paraná. No Litoral o risco é elevado para temporais, com potencial para novos alagamentos e deslizamentos de terra.


Texto e foto: reprodução/Bem Paraná, com edição NH Notícias

TCE-PR, orienta novos prefeitos em evento estadual realizado em Foz do Iguaçu.


O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) está participando do Paraná Mais Cidades, evento que reúne, em Foz do Iguaçu, os prefeitos que iniciaram neste ano a gestão dos 399 municípios paranaenses. O presidente da Corte, conselheiro Ivens Linhares, participou da abertura dos trabalhos, ao lado do governador, Carlos Massa Ratinho Junior; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi, e de diversas autoridades, na manhã desta quinta-feira (13 de fevereiro). O evento se estende até sexta-feira (14). Ao falar para os participantes, Linhares destacou o papel de orientador que o Tribunal de Contas assume em sua gestão, “como um órgão que pode ajudar o gestor a aprimorar o seu mandato, com benefícios para a população”. Reforçou que o TCE-PR “não está para criar dificuldades, mas quer prevenir [a abertura de] processos, se antecipando a eventuais erros”. Também destacou o Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov) que, desde 2022, vem avaliando políticas públicas – com ênfase em educação, saúde e assistência social –, nas prestações de contas anuais dos prefeitos. Estande - O Paraná Mais Cidades busca modernizar a gestão pública e fortalecer a parceria entre os municípios e o Governo do Estado. O evento engloba a realização de palestras e oficinas para capacitar agentes públicos, além da Feira de Serviços, na qual os participantes têm a oportunidade de interagir diretamente com as secretarias de Estado e representantes de órgãos como a Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria Pública e Sistema S – incluindo Sesc, Sesi e Senai. Essa estrutura promove uma agenda completa de contatos para fortalecer a eficiência na gestão pública, segundo os organizadores. Com um estande na Feira de Serviços, nos dois dias do evento o TCE-PR repassa informações e tira dúvidas de gestores e servidores públicos a respeito de temas relacionados com o início de gestão municipal, incluindo as prestações de contas e a metodologia do ProGov, com foco na orientação ao gestor e no aperfeiçoamento das políticas públicas. Integram a equipe de trabalho do Tribunal na Feira de Serviços do Paraná Mais Cidades os auditores de controle externo Wilmar da Costa Martins Junior, diretor da Escola de Gestão Pública (EGP), Mario Antonio Cecato, Eduardo Schnorr, Guilherme Vieira e Rubens Sciena. 

REPRODUÇÃO/ BLOG DO BERIMBAU

Casal de Grandes Rios é atropelado em Faxinal.

 

Reprodução/ BLOG DO BERIMBAU 



Um casal, que são de Grandes Rios, foi  atropelado na tarde desta quinta-feira (13 de fevereiro) em frente ao Detran de Faxinal.

 

Segundo informações preliminares, um homem que dirigia um veículo atingiu as vítimas, que sofreram ferimentos e foram socorridas por equipes de resgate. A Polícia Militar foi acionada, assim como a Guarda Patrimonial e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que prestou os primeiros socorros e encaminhou os idosos ao hospital. Há suspeitas de que o condutor do veículo estivesse sob efeito de álcool no momento do acidente. A Polícia Militar realizou os procedimentos necessários no local e deve divulgar um boletim com mais detalhes sobre a ocorrência. O motorista teria negado a ingestão de bebida alcoólica.    

Policiais apreendem mais de 2 mil quilos de maconha no Paraná.






A Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), realizou nessa terça-feira (11) uma ação conjunta com a Polícia Federal em Toledo, Oeste do Estado. 

Foram apreendidos 2,5 mil quilos de substância análoga à maconha. O prejuízo estimado à organização criminosa é de R$ 5,6 milhões.

A operação ocorreu após denúncias de que uma carreta estava estacionada há um longo período em uma rua sem saída. Após investigações no veículo, foram identificados compartimentos falsos nas paredes e no teto da carroceria, locais em que a droga estava armazenada. Em diligências junto aos moradores, ninguém relatou conhecer o proprietário da carreta.

O veículo e os entorpecentes apreendidos foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal de Cascavel.


Texto e foto: reprodução/AENPR, com edição NH Notícias

Homem se afoga, esposa reza e ele volta a vida, após 45 min no Paraná.


 HOMEM SE AFOGA, ESPOSA REZA E ELE “VOLTA À VIDA” APÓS 45 MIN NO PARANÁ 


Um homem se afogou na Represa do Passaúna, em Curitiba, ao tentar resgatar uma bola que seu filho brincava e que caiu na água, no final da tarde dessa quarta-feira (12).


De acordo com a Banda B, equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu foram acionadas e encontraram a vítima em parada cardiorrespiratória, já retirada da água por um frequentador do local. Segundo o cabo Ferreira, do Siate, ele ficou submerso por menos de dois minutos.


A esposa da vítima ficou em oração enquanto os socorristas trabalhavam para salvar a vida do homem. A cena comoveu a todos os presentes, inclusive os agentes dos Bombeiros e do Samu.


A mulher rezava pedindo que ele "voltasse à vida". Após 45 minutos de massagem cardíaca, os socorristas conseguiram restabelecer seus batimentos.


A possibilidade de um infarto antes do afogamento não foi descartada. Durante o resgate, a esposa orava pelo marido, e a cena emocionou os presentes.


“Os familiares ficam bem comovidos com essa situação. É triste. Mas que bom que hoje tivemos um final feliz”, afirmou o cabo Ferreira.


Texto e foto: reprodução/TN Online e Banda B, com edição NH Notícias

Governo Lula e Judiciário lançam plano para melhorar situação de presídios.

 

GOVERNO LULA E JUDICIÁRIO LANÇAM PLANO PARA MELHORAR SITUAÇÃO DE PRESÍDIOS 


O governo federal e o Judiciário lançaram nessa quarta-feira (12) o Plano Pena Justa, elaborado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para enfrentar os problemas encontrados nos presídios do país. Foram elaboradas 50 ações e mais de 300 metas, que devem ser cumpridas até 2027.


O plano foi elaborado após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu, em outubro de 2023, o estado de coisas inconstitucional nas prisões do Brasil. 


A decisão ordenou previdências para o enfrentamento aos diversos problemas carcerários, entre eles, a superlotação de detentos e as condições degradantes. 


O Plano é constituído em quatro eixos de atuação: o Eixo 1 trata da superlotação e prevê o reforço da aplicação de medidas cautelares para controlar as vagas no sistema prisional. O Eixo 2 vai combater a insalubridade das prisões e garantir acesso a água limpa, alimentação e ao saneamento nos presídios.


O Eixo 3 trata da reintegração dos detentos à sociedade, por meio de ações voltadas ao trabalho, educação e geração de renda. E o Eixo 4 terá ações para impedir a reincidência de crimes.


Também foram assinados acordos de cooperação com o Ministério dos Transportes, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para o oferecimento de trabalho para egressos.


Texto e foto: reprodução/Ag. Brasil, com edição NH Notícias

Cristina Graemel oficializou sua filiação ao partido podemos é anunciou sua candidatura ao Senado em 2026.

 

Fonte: RIC.com.br

A jornalista Cristina Graeml oficializou sua filiação ao partido Podemos nesta quarta-feira (12), em evento no Salão Verde do Congresso Nacional, em Brasília. Ao lado de Renata Abreu, presidente do partido, anunciou sua candidatura ao Senado em 2026. Cristina se destacou na política após disputar o 2segundo turno das eleições municipais de 2024 em Curitiba, somando mais de 390 mil votos pelo PMB e protagonizando uma disputa acirrada com Eduardo Pimentel (PSD). 


#Política #Eleições2026 #CristinaGraeml

Governador Ratinho Júnior apresentou panorama do estado a prefeitos e prefeitas.


Reprodução/ Blog do Berimbau



O governador Carlos Massa Ratinho Júnior apresentou, nesta quinta-feira (13), um panorama do Estado a prefeitos e prefeitas na abertura do evento Paraná Mais Cidades, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. O encontro, que reúne lideranças dos 399 municípios do Estado, tem como objetivo apresentar programas do governo aos novos gestores, que assumiram a gestão em 2025.   Ratinho Junior fez um resumo das principais ações estaduais nas áreas de logística, investimentos em obras, saúde, educação, entre outras. O governador iniciou sua fala destacando o objetivo principal do Paraná Mais Cidades. “Queremos apresentar programas que o Estado tem para que vocês se organizem, planejem para começarem o mandato alinhados aos programas do Governo do Estado”, destacou o governador aos prefeitos e lideranças presentes no evento. “É uma prestação de contas de como está o Paraná.”  Os resultados econômicos do Estado, como a consolidação como a 4ª maior economia do Brasil; a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) de 8,9% em cinco anos, acima da média nacional; e o crescimento de 7,5% na atividade econômica do Paraná, índice medido pelo Banco Central, são fatores que ajudam a explicar o bom momento vivido no Estado.  “Fechamos 2024 com R$ 713 bilhões, segundo o Ipardes, e em 2025 ficaremos perto de R$ 800 bilhões. O Paraná está dobrando o seu PIB em 8 anos, um marco para o Brasil, fruto de um esforço de todos, dos setores público e privado”, afirmou Ratinho Junior.  Esse crescimento é refletido na ponta, com a geração de emprego e renda para a população. Prova disso é que o Paraná está com a menor taxa de desocupação da última década, com 4%. “Estamos em pleno emprego”, salientou Ratinho Junior. “Isso cria um bom problema para nós, com as empresas precisando de mão de obra

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Sérgio Moro confirma que será candidato ao Governo do Paraná em 2026.

REPRODUÇÃO/ NH NOTÍCIAS 

O senador Sergio Moro (União Brasil) confirmou que será candidato ao governo do estado em 2026. A confirmação foi feita por ele ao ser questionado pelo jornalista Reinaldo Bessa durante a cerimônia de posse do novo presidente da Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná), Rodrigo Martinez, nesta segunda-feira (10), no Hotel Pestana, em Curitiba.


Ao ser perguntado  "O senhor será candidato ou não?" Moro respondeu: "Sim, até porque meu nome está bem nas pesquisas e não podemos deixar que o PT assuma o estado ou alguém que mesmo não sendo do partido, mas tem simpatia".


Moro disse ainda que a pré-candidatura será anunciada oficialmente em breve. O ex-juiz e ex-ministro da Justiça acrescentou que o Paraná não poder correr o risco de ter um governante do mesmo partido do governo federal com a possibilidade de Lula ser reeleito em 2026.


Uma pesquisa quantitativa realizada entre os dias 7 e 8 de janeiro pela Neokemp, empresa catarinense especializada em executar pesquisas eleitorais e mercadológicas, apontou que 28,8% das pessoas responderam que votariam em Moro se a eleição para o executivo paranaense fosse hoje. Em segundo lugar está a jornalista Cristina Graeml (PMB) com 13,8%, seguida pelo ex-preteito de Curitiba Rafael Greca (PSD) com 11,8%, Enio Verri (PT), diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, com 4,9% e o secretário do Planejamento do estado, Guto Silva (Progressistas), somando 2,4%.


Já em outro cenário sugerido pela Neokemp na mesma pesquisa, Moro lidera com 38,8%, seguido do presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD), com 9,9%, Enio Verri tem 6,3%. Os que não sabem somam 28,3%, além de 16,8% de brancos e nulos.


Texto: reprodução/Top Vieew, com edição NH Notícias 

Foto: reprodução

Criança autista encontrada na rua.

 

Reprodução/ Blog do Berimbau 

Uma criança de 5 anos, diagnosticada com transtorno do espectro autista, foi encontrada sozinha tentando atravessar a Avenida Marechal Floriano Peixoto, no bairro Alto das Oliveiras, em Telêmaco Borba. O caso ocorreu na tarde de segunda-feira (10 de fevereiro) e foi registrado pela Polícia Militar como abandono de incapaz. A equipe policial patrulhava a região quando se deparou com a criança, que quase foi atropelada ao tentar atravessar a via. Os policiais perceberam que a menina apresentava sinais de autismo e, ao se aproximarem, ela segurou a mão de um dos agentes, repetindo insistentemente a palavra “mãe”. Os policiais acompanharam a criança até sua residência, onde foram recebidos pela mãe, que informou que a filha deveria estar na escola onde estuda, localizada nas proximidades. A equipe conduziu ambas até a instituição de ensino, onde a diretora relatou que o portão da escola estava aberto, o que pode ter permitido a saída da aluna sem que ninguém percebesse. A situação foi acompanhada por um sargento do Batalhão de Polícia Escolar Comunitária (BPEC). O caso foi registrado em boletim de ocorrência e encaminhado à Delegacia de Telêmaco Borba para investigação.

Operação Janus mira deputado na ALEP.

 

                      REPRODUÇÃO/ BLOG DO BERIMBAU

O Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, deflagrou nesta terça-feira (11 de fevereiro) a Operação Janus, que apura possíveis crimes de concussão e peculato cometidos por agentes políticos. Ao todo, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e em outros endereços de Curitiba. As ordens judiciais foram expedidas pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) após solicitação do MPPR. A execução dos mandados ficou sob responsabilidade do Núcleo de Curitiba do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com o apoio da Alep. As investigações seguem em sigilo. A concussão é configurada quando agentes públicos exigem vantagens indevidas, enquanto o peculato refere-se ao desvio de recursos públicos. O MPPR suspeita que assessores parlamentares estejam envolvidos em esquemas que comprometem a integridade da administração pública. Em nota oficial, a Assembleia Legislativa confirmou que está colaborando com as investigações. Há informações que o alvo seria o deputado estadual Samuel Dantas, mas ele não se manifestou sobre o caso.

GRANDES RIOS-📍Prefeito prof-William José celebra a conquista de uma pá carregadeira 0KM.

O município de Grandes Rios foi contemplado com uma máquina 0KM Pá Carregadeira para ajudar na frota municipal, a Pá carregadeira foi desti...